Processo de usinagem
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
Fazendo a escolha da ferramenta
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
Cálculo da velocidade de corte.
[pic]
Cálculo da velocidade de avanço.
A escolha da ferramenta é uma das etapas mais importantes da fresagem. Ela esta relacionada principalmente com o tipo de material a ser usinado.
Ao escolher uma fresa, deve-se levar em conta se ela é resistente ao material que será usinado. Os materiais são mais ou menos resistentes. Assim, uma fresa adequada a usinagem de um material pode não servir para a usinagem de outro. Para começar você deve saber que os dentes da fresa formam ângulos. Estes por sua vez formam cunha de corte.
Apresentação da Fresa.
[pic][pic][pic][pic]
Pois bem, são os ângulos β dos dentes da fresa que dão a esta maior ou menor resistência a quebra. Isto significa que quanto maior for à abertura do ângulo β, mais resistente será a fresa. Inversamente, quanto menor for à abertura do ângulo β, menos resistente a fresa será. Com isto, é possível classificar a fresa
Tipos de fresa L, M e H. Veja as figuras a seguir.
[pic]
Percebeu que a soma dos ângulos α, β e γ em cada um dos tipos de fresa é sempre igual a 90º? Então você deve ter percebido também que, em cada um deles, a abertura dos ângulos sofre variações, sendo porem o valor do ângulo de cunha sempre crescente.
Pois bem, a partir desta observação e de acordo com o material a ser usinado, você já pode escolher a fresa adequada ao seu trabalho.
A fresa do tipo L por ter uma abertura de ângulo de cunha menor (β=57º), é menos resistente. Por isso ela é recomendada para a usinagem de materiais não ferrosos de baixa dureza como o alumínio, bronze e plásticos.
A fresa do tipo M (β=73º) é mais resistente que a fresa tipo L e por isso é recomendada para usinar materiais de média dureza, como aço com até 700N/mm2 de resistência a tração.
Finalmente, a