Processo de Recuperação e Utilidades
OBJETIVO
O objetivo do Cozimento é extrair quimicamente a lignina e os extrativos presentes na madeira, preservando a maior parte da celulose e hemicelulose.
DESCRITIVO OPERACIONAL
DIGESTOR
Os cavacos aceitos nas peneiras de cavacos são transportados através da correia 010 ao silo de cavacos do Digestor no qual são vaporizados retirando o ar e deixando-os cheio de vapor saturado. Em seguida são conduzidos ao tubo de cavacos através da rosca medidora onde há o primeiro contato com o licor.
Três bombas em série levam os cavacos ao topo do vaso de impregnação por meio de uma linha de licor chamada de circulação de topo da alimentação, a relação licor madeira mínima necessária para transporte dos cavacos neste sistema é de 2,9 m³ de licor por m³ de cavacos, parte do licor branco, cerca de 40% a 50% do total é adicionado neste ponto.
O Vaso de Impregnação é completamente preenchido por licor, o separador de topo transfere os cavacos para dentro do vaso formando uma coluna de cavacos em meio ao licor. O licor extraído na peneira do separador de topo retorna ao sistema de alimentação.
No vaso de impregnação os cavacos são impregnados com uma mistura de licor branco e licor preto, os cavacos são retirados pelo raspador de fundo em conjunto com o sluice que os direcionam para a linha de circulação de transferência os quais são enviados ao separador de topo invertido do Digestor.
A alimentação é feita na parte inferior do separador de topo do digestor. A rosca conduz os cavacos para cima até atingirem a borda superior da peneira transbordado para dentro do Digestor formando a coluna de cavacos.
O licor extraído através da peneira do separador retorna ao sistema de circulação de transferência.
Vapor de média pressão é adicionado no topo do Digestor para aquecimento dos cavacos e licor da circulação de transferência até à temperatura de cozimento. Neste ponto é adicionado em torno de 20% a 30% de licor branco o restante é