A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES
1223 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECEFACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS- FAEC
CURSO: Ciências Biológicas
DISCIPLINA: Didática Geral
PROFª :
ALUNO: Fabrício
A DIDATICA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES- DA EXALTAÇÃO À NEGAÇÃO: A BUSCA DA RELEVÂNCIA
A didática em questão/ Vera Maria Candau (org.).- 29 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FICHAMENTO DO CAPÍTULO 1
“Todo processo de formação de educadores – especialistas e professores – inclui necessariamente componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do “que fazer” educativo, da prática pedagógica. Entre estes, a didática ocupa um lugar de destaque.” (p. 13)
”[...] Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual, colocada em questão.”(p. 13)
“No entanto, esta problematização só pode ser adequadamente compreendida se for historicizada. Ela se dá num contexto concreto, em que o ensino de Didática se foi configurado segundo umas características específicas que têm de ser analizadas em função do contexto educacional e político-social em que se situam.” (p. 14)
1. Um ponto de partida: a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem (p. 14)
“O objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem.”(p. 14)
“Parto da afirmação da multidimensionalidade deste processo: o que pretende dizer? Que o processo ensino-aprendizagem, para ser adequadamente compreendido, precisa ser analisado de tal modo que articule consistentemente as dimensões humana técnica e político-social.”(p. 14)
“Para a abordagem humanista é uma relação interpessoal o centro do processo [...] Para esta perspectiva, mais do que um problema de técnica, a didática deve se centrar no processo de aquisição de atitudes tais como: calor, empatia, consideração positiva incondicional. A didática é então “privatizada”. [...]”(p. 14)
“Quanto à dimensão técnica, ela se refere o processo de ensino-aprendizagem