Processo de produção guaraná
1. Introdução 2
2. Diagrama de Fases 2
3. Input 2
4. Processo de limpeza e esterelização das garrafas 2
5. Processo de engarrafamento 3
6. Output 3
Conclusão 4
Bibliografia 5
Introdução
A Companhia de Bebidas das Américas - AmBev é uma indústria privada de bens de consumo do Brasil, tendo nascido da fusão entre a Antarctica e a Brahma. O Guaraná Antarctica é a marca de refrigerante de guaraná, uma fruta amazônica, originalmente lançada no Brasil em maio de 1921 pela Companhia Antarctica Paulista. Hoje é uma das 15 marcas mais vendidas no mundo. A empresa, possui 64 fábricas de bebidas e outras 9 de vidros, rótulos, concentrado e rolha. A fábrica em si, tem várias linhas de produção, que funcionam ao mesmo tempo. Aqui, mostraremos a linha para garrafas de vidro retornáveis, de 290 mililitros, em seguida, o processo de engarrafamento do refrigerante na fábrica de Jacareí, em São Paulo.
Diagrama de Fases
¹ Fornecedores ² Matéria-Prima ³ Mão-de-Obra
Input
¹ Fornecedores: Desde a criação do refrigerante, a Antarctica compra o fruto do guaraná diretamente de fornecedores da região de Maués (Amazonas).
² Matéria-Prima: Antarctica construiu, em Maués (AM), uma unidade de processamento de sementes de guaraná e cria a Fazenda Santa Helena, para pesquisa e plantio de guaranazeiros.
³ Mão-de-Obra: A unidade emprega 465 funcionários, entre contratados pela AmBev e terceirizados, além de gerar 450 empregos indiretos.
Processo de limpeza e esterelização das garrafas
1. A primeira máquina se encarrega da limpeza dos vasilhames. Um extrator retira canudos e outras sujeiras. Em seguida, as garrafas são lavadas e esterilizadas em um tanque com água, detergente e soda cáustica. 2. As garrafas seguem em uma esteira rolante que percorre toda a linha de produção. Como o ritmo