PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LARVICIDA ATRAVÉS DO DNA RECOMBINANTE
DNA RECOMBINANTE
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LARVICIDA ATRAVÉS DO
DNA RECOMBINANTE
1. INTRODUÇÃO
O estudo de microrganismos no Brasil vem crescendo a cada dia, gerando interesse nos pesquisadores na busca de soluções para diversas áreas em que possamos aplicar bioprodutos produzidos através destes.
Hoje um dos problemas existentes na criação de gado leiteiro, são as larvas depositadas pelas moscas Dermatobia hominis. Estas larvas liberam uma toxina no animal, que pode alterar a qualidade do leite extraído da vaca leiteira. Nos dias de hoje para combater esta larva, é aplicado um veneno muito forte no couro da vaca que muitas vezes pode desencadear outros problemas para o animal como irritação nos olhos e queda dos pelos.
Para a solução deste problema, os pesquisadores descobriram uma bactéria, que vamos chamar de “Bactéria Repelentium”, ela é capaz de produzir uma substância que ao ser liberada com o suor do animal é capaz de afastar as moscas evitando o depósito de seus ovos devido ao forte odor que se exala através da pele, sem interferir na qualidade do leite e sem causar outros tipos de irritações para o animal.
2. OGANISMO UTILIZADO
“Bactéria Repelentium”
3. FINALIDADE DO PRODUTO
Combater as larvas depositadas pelas moscas Dermatobia hominis no couro do animal.
4. PROCESSO DE PRODUÇÃO
1) Os pesquisadores “recortam” (utilizando enzimas de restrição), do DNA animal, o gene correspondente às glândulas sudoríparas do animal;
2) Esse fragmento de DNA contendo o gene é multiplicado por PCR (Polimerase Chain Reaction - É um método de amplificação (de criação de múltiplas cópias) de DNA (ácido desoxirribonucleico) sem o uso de um organismo vivo, por exemplo, Escherichia coli (bactéria) ou leveduras), para obter várias cópias do mesmo fragmento (ou da mesma informação);
3) A mesma enzima que clivou ('cortou') o gene do DNA é utilizada para clivar o plasmídio bacteriano;
4) A seguir o plasmídio