processo de obtençao da prata
1. JUSTIFICATIVA:
Com aumento populacional e a crescente intervenção do homem na natureza resultou em grandes impactos ambientais, como; o acúmulo de resíduos sólidos em nossas cidades. Alguns desses resíduos possuem uma composição química prejudicial ao meio ambiente. Dentre eles destacam-se as chapas de raios-X, que através de seu descarte indevido podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, e por fim todo o ecossistema. Nas placas de raios-X existe um metal pesado denominado prata (Ag), que pode desencadear uma magnificação trófica, à qual consiste no acúmulo de metais pesados ao longo da cadeia trófica, já que não são metabolizados por organismos vivos.
Diante deste problema de descartes indevidos das placas de raio -x, a busca por processos de separação de seus constituintes torna-se imprescindível, já que não tem somente a finalidade de amenizar a concentração deste metal em nosso ecossistema, mas também o reaproveitamento da Prata(Ag), juntamente com o plástico.
Tendo em vista que a prata (Ag) é um metal de grande valia, já que tem diversas aplicações, como:
• Cloreto de prata tem propriedades óticas especiais, pode ser transparente e servir de cimento para vidro.
• Componente de ligas diversas para uso em odontologia, soldas, contatos elétricos, baterias de alta capacidade (prata-zinco e prata-cádmio).
• Em espelhos, nos quais a prata é depositada na superfície do vidro ou do metal por meios químicos (eletrodeposição ou evaporação).
• Fotografia convencional é provavelmente a maior aplicação individual (na forma de nitrato de prata e haletos de prata).
• Peças de joalheria e objetos decorativos, nos quais a aparência é determinante. Em geral, são usadas ligas com cerca de 92% de prata e o restante de cobre ou de outros metais.
• Pinturas condutivas para circuitos impressos.
Aplicação da Prata retirada das placas de raio-x se faz mais presente nas