PROCESSO DE OBTEN O DO ALUM NIO Final
Índice
1. INTRODUÇÃO 3
2. Processo de obtenção do alumínio 4
3. Desenvolvimento 5
3.1 Mineração 5
3.2 Lavra 6
3.3 Beneficiamento e processo pré-extrativo: 7
4. Fragmentação 7
5. Classificação 8
6. Processo bayer 8
7. Extração 11
7.1 Cubas Eletrolíticas 11
7.2 Anodo 13
7.3 Redução (processo Hall-Héroult) 13
7.4 Refino ( processo Hoopes) 14
7.5 Fundição 14
8. Conclusão 15
9. Referências 17
1. INTRODUÇÃO
O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações.
Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos.
Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto, nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação.
2. Processo de obtenção do alumínio
Da bauxita é retirada a alumina que, por meio do processo de redução, é transformada em alumínio. A produção é constituída por uma série de reações químicas. Até mesmo a bauxita é formada por um processo químico natural, proveniente da infiltração de água em rochas alcalinas em decomposição. Este minério pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 metros. Sua extração é geralmente realizada a céu aberto com o auxílio de retroescavadeiras.
Antes de iniciar a mineração da bauxita, é necessário ter o cuidado de remover a terra fértil sobre as jazidas juntamente com a vegetação e reservá-la para o futuro trabalho