processo de formação de palavras
É uma falar sobre este magnifico tema na qual trata-se do processo de formação de palavras. O presente trabalho tem como objectivo de dar-nos a conhencer muito mais sobre o processo de formação de palavras. Existem vários processos de formação de palavras na Língua Portuguesa. Esses processos foram usados ao longo da história do idioma e podem ser usados atualmente para a criação de neologismos, quando se quer criar uma palavra para um conceito até então desconhecido.
DESENVOLVIMENTO
Derivação
A derivação é um processo que consiste no acréscimo de morfemas a um radical já existente, a fim de representar um conceito relacionado à palavra original. Ou é Processo de formar palavras no qual a nova palavra é derivada de outra, chamada de primitiva.
Prefixação
Prefixação: consiste em adicionar ao radical um prefixo A Derivação Prefixal ou ainda Prefixação trata-se de um processo de formação de palavras que parte de certa palavra chamada de primitiva acrescenta-se um prefixo ao termo gerando assim uma nova palavra .É completamente necessário uma palavra primitiva da qual irá surgir a palavra derivada. Na derivação prefixal o que conta é o acréscimo do prefixo antes do radical. Exemplos: forma – reforma / teatro – anfiteatro / operação – cooperação e etc.
Sufixação
Sufixação: consiste em adicionar ao radical um sufixo. Exemplos: pedra – pedreira / 'engenheiro – engenharia / igual – igualdade / envenenar – envenenamento e etc. Parassíntese: consiste em adicionar ao radical, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo. Exemplos: vermelho - avermelhado, frio - esfriamento etc. Nota-se que não são consideradas parassínteses palavras como "desordenamento", "decodificação", etc. uma vez que existem as palavras "ordenamento", "desordem", "codificação", sendo o prefixo independente do sufixo. Nesse caso, diz-se que a palavra sofreu tanto prefixação quanto sufixação. Ex: repor = re (prefixo) + por (radical do verbo "pôr").