processo de fabricação
A usinagem é um dos processos mais antigos. Usando esses princípios nós desenvolvemos uma peça bem comum, um eixo de uma bomba. As bombas dentro de uma fabricação é essencial para a movimentação de um determinado produto. Como água, vapor, amônia, ácido, ritamix e outros. As bombas com esse trabalho exercido dentro das industrias acabam cansando e quebrando ou ficando folgadas nos rolamentos. Nas bombas são compostas por dois eixos, o do motor e o dos mancais que são ligados diretamente na voluta. O mais fácil de cesalhar é o que fica acoplado na voluta pois nele passa o produto dando a interferência da pressão do encaixamento e peso. Assim escolhemos este processo para desenvolver nosso trabalho.
Pegando um material apropriado para que a bomba fique com SAE 1045. Para essa finalidade podemos utilizar um tono convencional (manual), do tipo Nardine Mascote , que possui as medidas de pixe, castanha, barramento, e a velocidade. Para esse eixo vamos pegar o comprimento de 520mm, 45mm de diâmetro, sendo assim quando for prender os eixos na placa ficará como eixo para usinar por inteiro. O eixo é colocado na centro do torno, verificando se ficou completamente preso, pois assim prendendo as 3 castanhas, não haverá o risco da peça vibrar e perder sua medida. Prendendo a peça e deixando com 15mm para fora e faseando a peça com a ferramenta de desbaste. Pastilha (carboneto metálico), com o ângulo de 30º em referencia da peça e a torne. Deixando assim ela certa com acabamento nos cantos para não cortar a mão.
Com a peça presa ainda é feito um furo de centro com o mandril de 20 polegadas e broca de centro com 0, total de 10mm de ponta de 5mm, penetrando assim na peça ate ficar na metade de broca para dar apoio para o centro do ponto Retirar a peça e prender a peça com 10m – 15mm dentro da placa para poder usinar a peça por total. Prendendo o contra ponto na peça para que ela tenha mais