Processo de fabricação - tratamento de superficies
1
Sumário
1 INTRODUÇÃO 2 CORROSÃO 3 TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES
3.1 METALIZAÇÃO E PINTURA 3.1.1 METALIZAÇÃO 3.1.2 PINTURA 3.2 PRÉ-TRATAMENTO 3.2.1 PRÉ-TRATAMENTO MECÂNICO: 3.2.2 PRÉ-TRATAMENTO QUÍMICO:
3 3 4
4 4 5 5 5 6
4 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS
6 7
2
1 Introdução
Apesar dos grandes benefícios que os metais proporcionam ao homem e à indústria, existe o problema de que eles estão sujeitos à corrosão. Para solucionar esse problema é preciso aperfeiçoar os meios de combate à corrosão. Esses meios consistem, principalmente, de procedimentos relacionados ao tratamento das superfícies dos metais. Por que os metais entram em corrosão? Quais os tipos de tratamento pode-se dar ao metal para prolongar sua vida? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas à seguir.
As impurezas no interior da massa do metal durante sua solidificação provocam alterações no mesmo. Essas impurezas fazem surgir na superfície do metal, regiões com cargas positivas (cátodos) e negativas (anodo) onde o contanto com eletrólitos (substancias que conduzem corrente elétricas), inicia-se o processo de corrosão propiciando então uma reação entre as partículas do metal fazendo com que o material comece a perder suas propriedades, modificando sua estrutura. A corrosão ocorre em meios corrosivos, abaixo os principais meios: Atmosfera: O ar contém umidade, sais em suspensão (próximo ao mar), gases industriais (especialmente gases de enxofre) e poeira. Solo: Os tipos de solo contêm umidade e sais minerais. Podem apresentar também características ácidas ou básicas. Águas naturais: As águas dos rios, dos lagos ou do sub solo podem conter sais minerais, eventualmente ácidos ou básicos,resíduos industriais, poluentes diversos e gases dissolvidos. Águas do mar : Contém uma quantidade apreciável de sais. Produtos químicos: A agressividade dos produtos químicos depende do seu grau de ionização, concentração e temperatura.É preciso levar em conta que as