Processo de desenvolvimento de software
Processo de desenvolvimento de software: um conjunto estruturado de atividades necessá-rias para o desenvolvimento de um sistema de software (especificação, projeto, validação, evolução). Um modelo de processo de software é uma representação abstrata do processo. Ele apresenta a descrição de um processo a partir de uma perspectiva particular. Há dois modelos ou métodos de processo de software: tradicionais e ágeis.
I. Método Tradicional: Em geral, os métodos tradicionais são mais caros do que os ágeis.
A) Modelo tradicional Cascata: o primeiro processo formal a surgir, caracterizando-se por ser rígido e linear. Utilizado em grandes projetos e, em especial, aqueles derivados de editais públicos. A principal desvantagem do modelo cascata é a dificuldade de acomodação das mudanças depois de que o processo está em andamento. Uma fase deve estar completa antes de se passar para a próxima. É necessário fazer uma análise de requisitos profunda e detalhada antes de projetar a arquitetura do sistema, assim como estudar e elaborar uma descrição detalhada da arquitetura antes de começar a implementá-la. O sistema é completamente testado antes de mandar a versão final para o cliente. Processo de desenvolvimento ou etapas do modelo cascata:
1. Estudo de viabilidade: determina se condições (custo, mercado, mão de obra) são viáveis para a produção de um software. Muitos dos projetos morrem por não realizarem um estudo de viabilidade.
2. Análise e especificação dos requisitos ou necessidades: processo rígido e imutável que, na prática, não funciona já que tudo (governo, lei, mercado, cliente, empresa) pode, repentinamente,mudar. Este item se compõe de obter, analisar, negociar, validade, verificar, registrar e gerenciar o que deve estar no sistema. Negociá-los é o ideal.
3. Projeto e especificação: solução em posse das especificações e da viabilidade; determina a linguagem.
4. Codificação e teste dos módulos: programação.
5.