Processo e desenvolvimento de software
Desenvolvimento de Software
Trabalho AV1
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS UNESA CENTRO IV - PRAÇA XI
Professora: Regina Felicio
Alunos:
Conceitos Gerais de Processos de Desenvolvimento de Software
O Ciclo de Vida do Processo
De forma detalhada, temos as seguintes atividades: Análise Econômica (decisões relativas ao custo do processo), Análise de Requisito de Software (Define as necessidades Usuário/Cliente), Especificação (Descreve de forma mais detalhada o software desenvolvido), Arquitetura de software (Define as plataformas necessárias), Hardware e Software (Para o Desenvolvimento/Utilização), Peopleware (Para o desenvolvimento), Implementação ou Codificação (Implementa o código-fonte), Teste(Verifica se não existem erros de semântica ou sintaxe, para garantir a qualidade do produto), Suporte e Treinamento (Garantir o auxílio ao usuário), Manutenção (Melhorias do produto de software).
Compreende alguns dos tipos de Ciclo de Vida do processo:
Ciclo de Vida em Cascata: Embora pareça ser um modelo confiável e talvez utilizado em processos de qualquer escala, literalmente, é mais utilizado em projetos de pequena duração, e se torna um processo rígido e burocrático. As atividades de requisitos, análise e desenho devem ser muito bem dominadas, pois na teoria, o processo não prevê a correção posterior de problemas nas fases anteriores. O cliente só recebe a o resultado final, é de baixa visibilidade para o mesmo.
Ciclo de Vida em Espiral: Permite que os requisitos sejam definidos progressivamente, é um modelo flexível e com fácil entendimento pela visibilidade.
Dentre outros modelos de Ciclo de Vida, tais como o ciclo de vida em cascata com retroalimentação, quase espiral, entrega evolutiva.
Definição de Processo de Desenvolvimento de Software
O Processo de Desenvolvimento de Software é um conjunto de finalidades e atividades, que tem como objetivo a criação de um