Processo de Argumentação
AS RESPOSTAS DEVEM SER ELABORADAS COM SUAS PALAVRAS. VOCÊ PODE PESQUISAR SOBRE O TEMA. LEMBRE-SE DE QUE PESQUISAR É LER, COMPREENDER E ESCREVER COM SUAS PALAVRAS. NÃO FAÇA CÓPIAS, POIS NÃO SERÃO CONSIDERADAS E SERÁ ATRIBUÍDA NOTA ZERO
ATIVIDADE – AULAS 05 e 06 (2.5)
Você deverá responder a questão e enviá-la por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie recado para o QUADRO DE AVISOS
Coerência e coesão na produção textual.
1 –Após leitura da obra “ A ARTE DE ARGUMENTAR”, que se encontra em MATERIAL DE AULA: ARQUIVO, produza um pequeno texto (em torno de 20 a 25 linhas ), apontando:
“O PROCESSO PARA UMA BOA ARGUMENTAÇÃO.”
O seu texto deverá ser coeso e coerente, ou seja, ficar de acordo com as explicações da aula: as idéias devem ser bem ligadas umas às outras e produzir um significado, isto é, ter coerência.
OBS.
Seja cuidadoso(a), pois esta atividade vale 2.5, pois refere-se às aulas 05 e 06.
“O PROCESSO PARA UMA BOA ARGUMENTAÇÃO.”
Argumentar é o processo que permite o entendimento com os outros, nos conduz a obter aquilo que almejamos, ajuda a viver, proporciona a harmonia e o desenvolvimento, porém uma má argumentação pode gerar conflitos, é preciso saber a hora de parar.
Precisamos ter uma ideia definida e saber para que tipo de problema será essa ideia, ter uma linguagem em comum e agir de forma correta.
Quando formos fazer uma argumentação não devemos propor ideias de imediato, devemos primeiro propor uma outra para ir preparando assim o território, alcançando um comum acordo. Essa ideia preparatória é chamada de “Tese de Adesão Inicial”, as quais são fundamentadas em fatos ou persuasões.
Existem fundamentos que estabelecem a ligação entre as teses de adesão inicial e principal, chamadas de Técnicas Argumentativas e são divididas em dois principais grupos: Os Argumentos Quase Lógicos e os Fundamentos na Estrutura do Real.
Na técnica