Biossegurança
Resumo
Neste trabalho será exposto como foi feito o desenvolvimento do estudo sobre exposição ocupacional a materiais biológicos, no mesmo poderá ser encontrada as seguintes informações: uma breve introdução sobre a história da biossegurança, pois o tema do trabalho proposto é uma ramificação da mesma.
Definição do que viria a ser a exposição ocupacional para que após a introdução do tema se foque a verdadeira motivação do trabalho, pois a exposição ocupacional é um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico prestação serviços que podem comprometer saúde do homem ao lidar com materiais como sangue e fluidos completamente ou parcialmente contaminados.
As precauções que devem ser tomadas para que o profissional possa manusear tais materiais sem que ocorra algo que possa prejudicar sua saúde ou de terceiros, as doenças mais comuns causadas pela exposição a materiais biológicos e as três formas mais comuns que profissionais da saúde se encontram mais expostos a essas doenças.
Pode-se encontrar também o que deve ser feito após entrar em contato com esses materiais contaminados, como avaliar o paciente e como avaliar a exposição tanto do profissional quanto a do paciente ao ambiente.
Introdução
Saber o que é biossegurança e exposição ocupacional a materiais biológicos na área da saúde vem sendo cada vez mais importante, pois a cada dia mais esses profissionais estão sendo expostos a pacientes com doenças diversas e se esse profissional não souber como se proteger dessas doenças pode ter grandes problemas de saúde.
Se esse profissional não tiver uma preparação a altura do que irá fazer, a materiais adequados para cada procedimento que irá realizar, ao ambiente adequado para realizar tais procedimentos e a consciência do nível de gravidade do que irá fazer essa exposição se torna maior.
O objetivo desse trabalho é abordar