Processo Cerveja
No Brasil são aproximadamente 50 fábricas, a maioria de grande e médio porte e se concentram nas próximas aos grandes centros consumidores do país.
De acordo com dados do setor, a produção nacional é distribuída por cerca de 1,5 mil revendedores que atendem aproximadamente 1 milhão de pontos de venda.
Geralmente a produção de cerveja é mista com a produção de refrigerantes, entretanto há empresas que atuam somente em um ou outro setor.
O setor de cervejas, afirma gera mais de 150 mil empregos, diretos e indiretos, além de realizar investimentos altos, que nos últimos anos somam mais de três bilhões de reais, incluindo investimentos para novas fábricas nacionais. Destaca-se também na importação de malte, com cerca de 3,8 mil toneladas em 2004, no valor de 1,7 milhões de dólares e na exportação da cerveja, com mais de 28 milhões de litros exportados em 2004, equivalente a uma receita de mais de 12 milhões de dólares.
A PRODUÇÃO DA CERVEJA
Basicamente, a cerveja é obtida a partir da fermentação da cevada, que consiste na conversão de açúcares presentes no grão da cevada em álcool. Além de ser o principal processo na produção da bebida, a eficiência da fermentação depende de várias operações anteriores, incluindo o manejo adequado da matéria prima. As características peculiares de cada marca, como sabor, odor, etc. são obtidas após a fermentação, no processamento da cerveja.
1 – PROCESSOS
Para se produzi-la, são realizados os seguintes processos, respectivamente:
Obtenção do Malte, Preparo do mosto (mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica), Fermentação, Processamento da cerveja e envase.