Conceito de Ciência
LAUDEMIR PEREIRA GUERRA
RIO BRANCO
2013
LAUDEMIR PEREIRA GUERRA
PESQUISA CIENTÍFICA
Conceito
Muitos são os conceitos de ciência, pois cada estudioso a vê pela ótica do seu entendimento. Entre os mais conhecidos estão os seguintes:
“Estudo de problemas solúveis, mediante método cientifico.”
“Acumulação de conhecimentos sistemáticos.”
Outras definições enfocam os aspectos de proposição para se chegar a verdade, por meio de técnicas, explicação dos fatos e a regularidade de sua ocorrência, por meio da experimentação, assimilação do saber, leis e fatos da Natureza através da investigação, ou seja, do trabalho metódico. Outros direcionam sua explicação sobre ciência pelas conclusões demonstrada de forma organizada e técnica sobre determinado objeto, proposições, percepções e experiências formuladas e organizadas por meios seguros de observação e experimentação. Existem ainda os que defendem um conceito que expressa para a ciência requisitos ou características de conhecimento racional, sintético, exato, verificável, falível e temporariamente certo.
Dentro desses parâmetros, a ciência, como conhecimento racional, exige uso de métodos e como sistema conceptual de hipóteses e definições, ponto em que se diferencia das sensações e imagens que prescindem da necessidade de bases fundamentais. A ciência não se constitui de verdades e certezas absolutas e eternas. Ela é certa e provável e está sempre pronta a ser questionada.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O vocábulo tecnologia vem da palavra grega “techne” e significa arte ou habilidade. Está a indicar com relevância a praticidade de sua atividade e enfoca a alteração do mundo e não a sua compreensão. Enquanto a ciência busca essencialmente a verdade, a tecnologia objetiva a alteração e a eficiência. A ciência,