O conceito de ciência
O conceito de ciência é um saber elaborado por um conjunto de aquisições intelectuais cujos objetivos é propor uma explicação racional, objetiva, sistemático e capaz de ser submetido a verificação. Uma característica da ciência contemporânea é pelo fato de, muitas vezes, ser operativa, ou seja, buscando conhecer a realidade para poder intervir e dominar a natureza.
É importante ressaltar que a forma que a ciência é apresentada hoje é bem distinta do que foi representada no passado No processo de descobertas eventuais e empíricas de técnicas referentes à natureza e ao homem, foi caracterizando a ciência de XVI.
A revolução científica ocorrida nos séculos XVI e XVII, com Copérnico, Galileu, Bacon e o advento do método experimental, contribuíram significativamente para a ciência contemporânea. O método experimental foi sendo aperfeiçoado. A química e a biologia se desenvolveram em XVIII, surgindo um conhecimento mais objetivo e sistemático da estrutura e das funções dos organismos vivos. Em XX ocorreu intensas modificações nas atividades científicas e industriais fazendo surgir novos dados e novas explicações relativas à evolução, ao átomo, à luz, à eletricidade, ao magnetismo, à energia dentre outras inovações. No século XX, a ciência, com seus métodos, desenvolveram pesquisas em todas as frentes do mundo físico e humano, propiciando um grande grau de precisão em diversas áreas, tais como a navegação espacial e dos transplantes.
As ciências podem ser classificadas de acordo com os elementos com que trabalha. Pode ser considerada formal quando trabalha com elementos abstratos, que não existem na realidade, tais como a lógica e a matemática. Será considerada factual quando trabalhar com os fenômenos que existem na realidade, ou seja, os fenômenos da natureza e sociais, tais como a Biologia, a Geografia, a História, a Sociologia, o Direito, a Química, a Economia, a Antropologia e a Medicina.
Tipos de conhecimento
O ato de conhecer é