Processo Admininstrativo
Administração
Profa. Me. Suzana
Márcia Marangoni
24/10/2013
UNISEB
Centro Universitário
Módulo 2.2
Unidade 2
Abordagem
Comportamental
UNISEB
Centro Universitário
Introdução
• A Abordagem Comportamental parte da premissa de que a empresa é um sistema social, formado em primeira instância por indivíduos e em segunda instância por grupos, cujo comportamento influencia decisivamente o desempenho de uma organização (ROBBINS, 2002).
3
Introdução
Na Administração Clássica houve aumento da produtividade e redução dos custos, porém, a organização passou a ser administrada como se fosse uma máquina, e os trabalhadores perderam a identificação com o trabalho.
Para combater essas condições inadequadas de trabalho, surgiu a Escola das Relações Humanas, no intuito de valorizar o empregado e melhorar as condições do ambiente de trabalho. (MORGAN, 2000)
4
Escola das Relações Humanas
A Escola das Relações Humanas é contemporânea da Escola Clássica, constituindo-se em um movimento de oposição ao processo de alienação no trabalho decorrente dos métodos da
Administração Científica e da produção em massa.
5
Escola das Relações Humanas
A escola das relações humanas é norteada pelos seguintes princípios humanistas
(MAXIMIANO, 2006):
Organização do ambiente de trabalho.
Padrão de vida adequado.
Tempo apropriado de lazer.
Proteção contra o desemprego involuntário.
Participação nos lucros.
6
Escola das Relações Humanas
• organização do ambiente de trabalho: as empresas devem evitar condições insalubres de trabalho que possam afetar a saúde do trabalhador. O ambiente de trabalho deve ser livre de sujeira, ruídos que possam afetar a audição dos trabalhadores e deve apresentar iluminação adequada. A organização deve disponibilizar ferramentas e equipamentos em condições adequadas de uso, evitando acidentes, bem como, equipamentos de segurança para os trabalhadores;
7