Bacharel
Autora: Olivia Martins Kück Bacharel em Direito formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e
Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Currículo:
Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e advogada formada na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Profissionalmente atuou como estagiaria no setor Publico e Privado. Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender como os vereadores do município de Santo André veem a atividade parlamentar que desenvolvem e, como idealizavam esta atividade antes de serem empossados, sendo realizado para tanto entrevistas com os vereadores da atual legislatura de Santo André. Apresentamos brevemente as funções parlamentares. Também estão contextualizado o município e a câmara, e apresentados os dados obtidos na pesquisa. Conclui-se que existe uma disparidade entre o trabalho idealizado pelos vereadores antes de se elegerem e a sua realidade parlamentar. Palavras-chaves: Poder Legislativo Municipal, Vereador, Santo André.
Introdução
O presente artigo busca expor de forma sintética os dados colhidos na pesquisa “Poder Legislativo Municipal de Santo André: uma conversa com os vereadores”, que objetivou compreender como os vereadores do município de Santo André compreendem a atividade parlamentar que desenvolvem e como idealizavam esta atividade antes de serem empossados.
No início dos estudos bibliográficos, constatamos o parco material científico sobre o Poder Legislativo Municipal e sua prática no Brasil, o tema inclusive emergiu da leitura do texto “Representação, deliberação e estudos legislativos” de Marta Mendes da Rocha (2010), onde a autora expôs a ausência de estudos legislativos que visam entender “a forma como as preferências políticas dos legisladores se formam e se transformam ao longo do processo político.” A