processing - aula1
Digitais
3º Período
Desenvolvimento dos suportes de comunicação digital Internet/Web
Contexto histórico. Mudança de suportes. Mídias.
Desde o início do século XX com Braque e Picasso incorporando material do cotidiano em seus quadros como jornal, toalha de mesa, cordas etc a luta para que o conteúdo do quadro fosse além da tinta tomou um caminho irreversível. Malevich, Tatlin, Pollock entre outros buscaram novos suportes e materiais para expressar sua arte.
Abstração. Surrealismo, conceitualismo entre outros movimentos questionaram profundamente a pintura tradicional.
Contexto histórico. Mudança de suportes. Mídias.
“Encontrar o melhor meio possível de fazer uma
declaração pessoal de arte” – preocupação central de artistas como Marcel Duchamp, ente outros.
O artista, “já não estando sujeito à força gravitacional
da tela, ficou livre par expressar qualquer conceito por qualquer meio possível”
Contexto histórico. Mudança de suportes. Mídias.
“Iniciada por invenções fora do mundo artístico, a arte baseada na tecnologia[...] direcionou a arte para áreas outrora dominadas por engenheiros e técnicos”.
“Curiosamente, embora a nova tecnologia envolva uma grande quantidade de máquinas, cabos e densos componentes físicos e matemáticos, a arte nascida do casamento entre arte e tecnologia talvez seja a mais efêmera de todas: a arte temporal” Contexto histórico. Mudança de suportes. Mídias.
Arte Temporal
“A partir da metade do século (XX), como disse a crítica e curadora
Anne-Marie Duguet ‘o tempo surgiu não apenas como tema recorrente, mas também como parâmetro constituinte da própria natureza de uma obra de arte’. Com o aparecimento de performances, eventos, Happenings, instalações, depois vídeos, a temporalidade da forma artística passou a ser central. [...] a arte interativa computadorizada proporciona e requer uma suspensão do tempo, enquanto o observador celebra um contrato com a
máquina que inicia e sustenta a ação artística.”