Informática básica
A estrutura física do computador
Nome: Aluno
Introdução
A parte física do computador é tudo aquilo que você pode ver, tocar.
Neste trabalho traremos uma visão geral sobre sua estrutural física, explicaremos o que é hardware e seus periféricos. Facilitando seu entendimento sobre este assunto tão comum em nosso dia-a-dia.
A estrutura física do computador
O hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entradas e saída de dados. A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador.
Uma CPU é composta basicamente pelos seguintes componentes:
Unidade lógica e aritmética (ULA ou ALU): executa operações lógicas e aritméticas;
Unidade de controle: decodifica instruções, controla o ponto de execução e desvios;
Registradores e Memória cachê: armazenar dados para o processamento.
Os dispositivos de E/S (Entrada e Saída) servem basicamente para a comunicação do computador com o meio externo. Eles provêem o modo pelo qual as informações são transferidas de fora para dentro da máquina, e vice-versa, além de compatibilizar esta transferência através do equilíbrio de velocidade entre os meios diferentes. Entre estes componentes podemos mencionar o teclado, o vídeo e a impressora.
Memória secundária: memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória