PROCESSANTES SONHADORES
399 palavras
2 páginas
PROCESSANTES SONHADORESUm processo constante, em construção. A vida em processo, em construção. No projeto Ribalta jovens vidas são moldadas e “remoldadas” por intermédio da arte. Está lá, na sua essência criadora esse potencial educador/formador. Ao acompanhar o processo de construção do espetáculo “A paixão de cristo” é possível respirar esses ares criativos comum a todos os envolvidos. São adultos, jovens, adolescentes e crianças, todos envolvidos em um único ideal, a montagem de um mega espetáculo. Sim, uma grande apresentação a ser feita em meio as ruas do bairro da Terra Firme no período da Semana Santa. Serão três meses de processo, de construção, até que tudo esteja pronto.
Por enquanto o que ocorre são os ensaios, muitos e encarados com estrema dedicação. De tempos em tempos se faz um silêncio, é o momento da concentração, até que ouve-se a trilha sonora e os jovens artistas movem-se pela pequena sala de ensaio buscando o aprimoramento da construção de cena e personagens. Impressiona o empenho do elenco. Falam, dançam e se expressam. Voz, corpo e emoção. Um processo constante, em construção. Importante ressaltar a cumplicidade entre os envolvidos, há um jogo onde cada elemento tem seu papel definido, porém, com a percepção do todo. Eis a vida em cena sendo moldada.
Ora, todo espetáculo tem seus bastidores. O processo criador também ocorre na construção de cenários, figurinos e adereços, ainda que sem recursos financeiros vindos de órgão públicos ou privados. Faz parte do processo. Circulando pelo quintal, pátio e corredores, já é possível ver cobras e dragão de papel machê, espadas, retalhos que viram véus e até uma “bike som” que será utilizada como elemento cênico. No intervalo do ensaio é servido o lanche, um mingau, delicioso, feito por dona Carmen, a presidente do grupo Ribalta. Eis a vida em cena sendo moldada.
A direção do espetáculo fica a cargo do mestre Otávio Freire, com 39 anos de estrada dedicados ao teatro e a formação de jovens atores. A