emissao acustica e termo
- Controle da qualidade de componentes eletrônicos: O superaquecimento de componentes eletrônicos é uma forma de avaliação de falhas em geral;
- Localização de fugas de calor na parede de fornos: O isolamento térmico de fornos é essencial para o controle da qualidade do material em aquecimento e diminui as perdas de energia pela dissipação de calor para o ambiente externo;
- Controle de moldes para verificação da uniformidade da distribuição térmica: Em moldes utilizados em fundição, a homogeneidade da transmissão de calor para o ambiente externo é uma característica fundamental para o controle das propriedades dos materiais.
Além dessas, podemos citar como aplicações do ensaio termográfico: a identificação de perdas por efeito Joule em sistemas elétricos; identificação de perdas térmicas em vasos, tubulações e permutadores de calor; identificação de perdas térmicas e localização de isolamentos térmicos deficientes em edificações; aplicação no estudo de superaquecimento de faróis e sistemas de frenagem e avaliação de projetos térmicos de motores na indústria automotiva.
A emissão acústica é um fenômeno físico que ocorre no interior dos materiais e tem como origem descontinuidades localizadas no interior do mesmo. Consiste na emissão espontânea de energia mecânica na forma de ondas elásticas transientes.
São vantagens da inspeção por este método: - É um método de detecção passivo que monitora a resposta dinâmica do material ao carregamento aplicado. - Possibilita a detecção das fontes emissoras a vários metros de distância do sensor, dependendo das propriedades do material examinado. - Possibilita um exame de 100% do volume do componente. - É sensível ao crescimento da descontinuidade e a mudanças na estrutura do material e não à presença de defeitos estáticos. - É um método não invasivo. - Possibilita a monitoração em tempo real de qualquer descontinuidade que cresça sob a ação de um carregamento aplicado.