Processamento em cluster
1 HISTÓRIA DO LINUX
No final da década de 60 já existiam muitos modelos de computadores, sendo que cada modelo necessitava de um software específico, com isso toda vez que um computador era lançado no mercado, um software tinha que ser desenvolvido especialmente para ele. Para solucionar este problema foi criado o SO (Sistema Operacional), cuja função é integrar o hardware com as aplicações.
A General Eletric, a Bell Labs, a Massachusets Institute of Technology (MIT) e a
AT&T ) American Telephone na Telegraph) desenvolveram entre os anos de 1965 e 1969, o sistema Multics, que tinha como principal característica oferecer o recurso de Time Sharing
(Tempo de compartilhamento), ou seja, vários usuários compartilhando recursos de um único computador. O sistema Multics era um sistema muito complexo e de difícil desenvolvimento, por esse motivo a Bell Labs retirouse do projeto.
Mesmo com a saída da empresa em 1969, alguns membros da Bell Labs, liderados por
Ken Thompsom, continuaram a estudar o Multics e desenvolveram o SO UNIX, menos complexo que o Multics.
A primeira versão do UNIX foi escrita em uma linguagem de programação de baixo nível chamada Assembley e desenvolvida para computadores PDP7. Este SO foi reescrito em linguagem B (Linguagem de programação desenvolvida pelo pesquisador Ken Thompsom).
No início da década de 70, o projetista Dennis Ritchie desenvolveu a linguagem de
Programação C, a mesma foi usada na criação da nova versão do UNIX.
Esta linguagem de programação oferece o recurso de portabilidade, ou seja, permite que um programa possa funcionar corretamente em diferentes computadores.
2
A grande diferença da nova versão do UNIX era a Multitarefa (Sistema Operacional onde o processador pode executar várias