Processamento de polimeros
INTRODUÇÃO
O processamento de termoplásticos (polímeros que amolecem com a temperatura) passa normalmente por etapas que envolvem o aquecimento do material seguida de conformação mecânica. Vários métodos são usados na produção de peças plásticas como extrusão, moldagem por injeção, moldagem por sopro, calandragem, rotomoldagem, entre outros. Em seguida serão descritos resumidamente dois desses métodos: moldagem por injeção e moldagem por sopro.
Moldagem Por Injeção
O processo de moldagem por injeção consiste essencialmente no amolecimento do material num cilindro aquecido e sua conseqüente injeção em alta pressão para o interior de um molde relativamente frio, onde endurece e toma a forma final. O artigo moldado é então expelido do molde por meio dos pinos ejetores, ar comprimido, prato de arranque ou outros equipamentos auxiliares. Comparando-se com a extrusão, a moldagem por injeção apresenta-se como um processo cíclico. Um ciclo completo consiste das operações seguintes: 1- Dosagem do material plástico granulado no cilindro de injeção. 2- Fusão do material até a consistência de injeção. 3- Injeção do material plástico fundido no molde fechado. 4- Resfriamento do material plástico até a solidificação. 5- Extração do produto com o molde aberto Produtos sem defeito e propriedades otimizadas serão obtidos: * Utilizando-se máquinas injetoras com suficiente capacidade plástica. * Usando-se moldes bem projetados e bem acabados. * Controlando-se a uniformidade e constância da temperatura e da pressão de injeção. * Enchendo rapidamente, de forma racional, as cavidades do molde. * Resfriando a massa plástica das cavidades com os devidos cuidados, afim de evitar-se produtos distorcidos ou com tensões internas.
O material plástico, injetado, como todo qualquer outro material, (exceto a água) passando do estado líquido (ou pastoso) para o estado sólido, sofre uma contração