Processadores
O processador, também chamado de CPU (central processing unit), é o componente de hardware responsável por processar dados e transformá-los em informação. Ele transmite estas informações para a placa mãe, que por sua vez as transmite para onde é necessário (como o monitor, impressora e outros dispositivos). A placa mãe serve de ponte entre o processador e os outros componentes de hardware da máquina.
Sua frequência (também chamada de velocidade ou clock) é medida em hertz. É o produto do FBS (sigla para Front Side Bus, que é o clock externo – velocidade com que o processador se comunica com os componentes, como a memória) com o multiplicador. Ela define a capacidade do processador em processar informações ao mesmo tempo. Quanto maior o clock, menor será o tempo de execução e, portanto, mais rápido será o processador.
Overclock do Processador
O Overclock é uma técnica usada para alterar a frequência do processador, e assim, fazer com que ele funcione de forma mais rápida. Deste modo, o processador terá um desempenho superior ao que foi projetado. A palavra Overclock costuma ser usada quando a frequência é alterada para mais do que o seu valor original.
Apesar de parecer uma prática vantajosa, deve ser feita com cuidado. Pois, quanto mais você aumenta a frequência do processador, mais deve aumentar a voltagem e, por consequência, sua temperatura sobe, podendo comprometer a vida útil dos componentes.
Aumentar a tensão do FSB e do chipset pode ajudar a manter a placa-mãe estável ao utilizar um FSB muito alto, mas não é necessária em overclocks menos extremos.
Tipos
De multiplicador: onde apenas o valor do multiplicador do processador é aumentado;
De barramento: onde o valor do clock base é aumentado;
De ambos: onde os dois valores são aumentados.
Como fazer
Para realizar um overclock seguro é necessário:
Software para fazer o teste de estresse no processador para verificar se o mesmo está tendo desempenho estável. Ex: Prime95, LinX, Aida64 Software