ASMA E EXERCICIOS
Diante das pesquisas realizadas observamos que a asma atinge 24% das nossas crianças e adolescentes.
E vamos relatar o Asma Induzida por Exercícios (AIE) ou recentemente Broncoespasmo Induzido por Exercício (BIE). O aumento transitório da resistência das vias aéreas que ocorre após exercícios vigorosos, não somente em uma grande parcela de asmáticos mas também em alguns indivíduos sem historias previas de asma.
Vem se notando que é em crianças a AIE pode ser muito intensa e nem sempre tem diagnostico fácil. Impedindo a de realizar brincadeiras, atividades físicas e esportiva, tão fundamental para o desenvolvimento.
Ela não vem atingindo só as crianças mas também jovens e atletas de alto rendimento e seus sintomas são: tosse, chiado, aperto no peito e falta de ar, ocorrem durante ou após a realização de esforço físico. Piorando em dias frios e secos.
Nos idosos pode ser facilmente confundida com problemas no coração.
As crianças, jovens e atletas passam maior tempo com seus professores e técnicos tendo um papel fundamental para o diagnostico de AIE.
Observando a condição da criança em brincadeiras e atividades físicas notando o aparecimento de tosse seca ou aperto no peito durante brincadeiras agitadas e podendo ainda estar apresentando Broncoespasmo como dor torácica ou abdominal.
Os jovens que praticam atividades esportivas relugares,além de sintomas citados acima, apresentam baixo rendimento no treinamento.
No atletas de alto rendimento é mais comum, mesmo em não asmáticos, quando não diagnosticado pode contribuir para perda de performance durante treinos e maus resultados.
O tratamento eficaz inicia com o diagnostico de pais, professores, técnicos e médicos esportivos. Sabendo assim qual o melhor remédio a ser aplicado e seu melhor horário entre as atividades físicas.
No caso de atletas de alto rendimento nenhuma medicação deve ser aplicada sem antes ter os seguintes documentos:
- Relatório medico detalhado.
- Para atletas BIE relatório