processadores
O mercado atual de processadores conta com duas empresas que dominam o segmento, que são a Intel e a AMD. Suas principais diferenças estão na arquitetura, os processadores atuais da intel utilizam arquiteturas como a Sandbridge, Ivybridge e Hansell enquanto os AMD utilizam arquiteturas como a AMD64, K10 e a Bulldozer, e o preço, geralmente os processadores da AMD possuem um preço reduzido em relação aos da Intel.
As principais características dos processadores atuais da Intel são :
Tecnologia Intel Core, arquitetura 64x com múltiplos núcleos de processamento ;
A Tecnologia Hyper-Threading Intel® (Tecnologia Intel® HT), que usa os recursos do processador com mais eficiência, permitindo que múltiplos threads sejam executados em cada núcleo;
Tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0, permite automaticamente que os núcleos do processador trabalhem mais rapidamente do que a frequência básica de operação quando estiverem operando abaixo dos limites especificados para energia, corrente e temperatura.
As principais características dos processadores atuais da AMD são :
Tecnologia AMD64, arquitetura 64x com múltiplos núcleos de processamento ;
Tecnologia HyperTransport™ , que proporciona um tempo de acesso rápido ao sistema de I / O para um melhor desempenho;
Proteção Avançada contra Vírus (EVP), Impede a disseminação de determinados vírus e fortalece a integridade de rede;
Tecnologia AMD PowerNow!™(Tecnologia Cool’n’Quiet™), permite desenhos de plataforma mais frias e silenciosa, proporcionando extrema eficiência de desempenho e uso de energia.
Curiosidade
No início da década de 1980, a IBM tinha somente um fornecedor de chips, que era a Intel. Isso ia de encontro às políticas da empresa, e fez com que a IBM cobrasse uma atitude da Intel.
Assim, em 1982, a AMD firmou um contrato com a Intel para se tornar a segunda fornecedora de chips licenciada para a IBM. O primeiro processador da AMD era uma cópia perfeita do Intel 8080 (tecnologia anterior à