Procedimentos a serem tomados para detonação de rochas e os epi`s utilizados.
1. Objetivo
Esta – RTP – Recomendação Técnica de Procedimentos dispõe de medidas técnicas de segurança relativas à proteção do trabalhador em atividades que envolvam Escavações e Desmonte de Rochas.
2. Princípio Básico de Segurança Adotado
Quando houver risco de desmoronamento, deslizamento, acidentes com explosivos e projeção de materiais, é necessária a adoção de medidas correspondentes, visando a segurança e a saú-de dos trabalhadores.
3. Prioridade na Implantação das Medidas
A proteção coletiva deve ter prioridade sobre as proteções individuais.
A proteção coletiva deve prever a adoção de medidas que evitem a ocorrência de desmorona-mento, deslizamento, projeção de materiais e acidentes com explosivos, máquinas e equipa-mentos.
Antes de iniciar os serviços de escavação e desmonte de rochas, certificar-se da existência ou não de redes de água, esgoto, tubulação de gás, cabos elétricos e de telefone, devendo ser pro-videnciada a sua proteção, desvio e interrupção, segundo cada caso. Em casos específicos e em situações de risco, deve ser solicitada a orientação técnica das concessionárias quanto à interrupção ou à proteção das vias públicas.
A área de trabalho deve ser previamente limpa e desobstruída as áreas de circulação, retirando ou escorando solidamente árvores, rochas, equipamentos, materiais e objetos de qualquer na-tureza.
4. Riscos Comuns
Ruptura ou desprendimento de solo e rochas devido a: ➢ Operação de máquinas; ➢ Sobrecargas nas bordas dos taludes; ➢ Execução de talude inadequado; ➢ Aumento da umidade do solo; ➢ Falta de estabelecimento de fluxo; ➢ Vibrações na obra e adjacências; ➢ Realização de escavações abaixo do lençol freático; ➢ Realização de trabalhos de escavações sob condições meteorológicas adversas; ➢ Interferência de cabos elétricos, cabos de telefone e de redes de água potável e