Procedimentos em Enfermagem
É a descrição detalhada e sequencial de como uma atividade deve ser realizada. Geralmente é uniforme para toda organização, pois está baseado em princípios científicos e, assim, não se modifica, independentemente de quem o realiza. É importante que os passos do procedimento sejam suficientemente detalhados e explicativos, para redimir todas as dúvidas de quem vai executá-lo.
A equipe de enfermagem é um dos pilares para a diferenciação do atendimento prestado aos usuários dos serviços de saúde, e para tanto se faz necessário a busca contínua pela excelência técnica que permita uma prática consistente e segura para o profissional e paciente/cliente. O objetivo dos procedimentos de enfermagem é padronizar as técnicas e os procedimentos realizados pela equipe de enfermagem em toda a rede de assistência à saúde pública. Na busca por alcançar a qualidade da atenção praticada e gerar, enriquecer e difundir conhecimentos, esclarecimento e nortear a execução que foram surgidos os procedimentos de enfermagem nas unidades de saúde.
Administração de Medicamentos
As terapias medicamentosas fazem parte do dia a dia da enfermagem. Administrá-las com segurança e responsabilidade é um preceito ético, e certamente o procedimento mais complexo. Exige conhecimento e observação, além da técnica apurada. A administração do medicamento, além da prescrição médica e/ou farmacêutica, exige que o profissional tenha conhecimento absoluto do tratamento e da abordagem terapêutica escolhida, bem como as circunstâncias de saúde do paciente, avaliação correta da via de administração, visando ampliar a ação medicamentosa e reduzir eventuais efeitos colaterais; a observação do estado geral do paciente, com o olhar crítico que indicará alguma reação adversa, ou mesmo a correta evolução do tratamento; o conhecimento para o preparo da medicação como a diluição, a apresentação e armazenamento, validade, características físico-químicas, a colocação de equipo ou outro