matemática financeira
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CST EM GESTÃO PÚBLICA
NOME RA NOME RA NOME RA NOME RA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE BÁSICA
Professor Tutor a Distância:
RIBEIRÃO PRETO – SP ABRIL / 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CST EM GESTÃO PÚBLICA
NOME RA NOME RA NOME RA NOME RA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE BÁSICA
Relatório final de Atividades Práticas Supervisionadas, na disciplina de Contabilidade Básica, apresentado com a finalidade de avaliação do 3º semestre, CST em Gestão Pública – Centro de Educação a Distância – Anhanguera / Uniderp.
RIBEIRÃO PRETO – SP
ABRIL / 2013
INTRODUÇÃO
A Contabilidade Básica é considerada um dos conhecimentos mais antigos que surgiu pela necessidade prática do gestor do patrimônio, normalmente o seu proprietário, criando rudimentos de escrituração quando se viu preocupado em elaborar um instrumento para conhecer, controlar e medir resultados de seu patrimônio.
Ao longo dos séculos, muitas tentativas foram sendo elaboradas até que o método das partidas dobradas (para todo débito em uma conta, existe um crédito, de forma que a soma deste débito será igual à soma do crédito) mostrou-se o mais adequado, produzindo informações úteis para atender às necessidades da gestão patrimonial.
Com a evolução do capitalismo e formação de grandes empresas, a contabilidade passou a interessar a diversos grupos como: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados, entre outros. Assim, pode-se dizer que a contabilidade básica surgiu ou foi criada por conta da sua característica utilitária de responder às dúvidas de seus usuários, o que também