Relatório Ação Contra a Dengue
1. APRESENTAÇÃO 4
2. INTRODUÇÃO 4
3. DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 9
1. APRESENTAÇÃO
A elaboração deste relatório crítico e descritivo visa o registro de todas as atividades realizadas no Programa Saúde da Família (PSF) – Wanderley Nascimento, na cidade de Eunápolis, BA, em especial o cumprimento de uma ação contra a dengue, realizada com os alunos no 6º do curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, no dia 26 de Março de 2013.
2. INTRODUÇÃO
A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, independentemente da classe social. Nesse cenário, torna-se imperioso que um conjunto de ações para a prevenção da doença seja intensificado, permitindo assim a identificação precoce dos casos de dengue, a tomada de decisões e a implementação de medidas de maneira oportuna, a fim de principalmente evitar óbitos. Preservar a vida humana é obrigação de todos. (Dengue: Manual de Enfermagem, MS 2008).
Todo paciente que apresenta doença febril aguda com duração de até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos sintomas como cefaléia, dor retro-orbitária, mialgias, artralgias, prostração ou exantema, associados ou não à presença de hemorragias. Além de ter estado, nos últimos 15 dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti. Todo caso suspeito de dengue deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica. (Dengue: Manual de Enfermagem, MS 2008).
A identificação precoce dos casos de dengue é de vital importância para a tomada de decisões e implantação de medidas de maneira oportuna, visando principalmente evitar a ocorrência de óbitos. A organização dos serviços de saúde, tanto na área de vigilância epidemiológica quanto na prestação de assistência médica, é necessária para reduzir a letalidade por dengue no país, bem como permite