Procedimento para Motoristas
PREÂMBULO
Para muita gente o futebol é apenas vinte e dois “marmanjos” correndo atrás de uma bola e um “magote” de bestas assistindo. No entanto, para os fãs desta modalidade esportiva, que no Brasil é bastante representativa, o futebol proporciona emoções que vão da alegria extasiante da vitória à angústia da derrota.
A emoção do torcedor diante do sucesso do seu clube de coração no final do campeonato, seja ele regional ou nacional, é impagável. Por outro lado, o rebaixamento do clube é motivo de depressão e afeta a auto-estima dos torcedores não preparados para sentir os reveses da vida. Um ardoroso torcedor do Fortaleza Esporte Clube, conhecido como Fernando Coração de Leão, não suportou o rebaixamento do clube para a série C do Campeonato Brasileiro em 2009, e definhou até chegar ao óbito.
Mas para proporcionar alegria aos seus fãs, um clube de futebol precisa, além de bons jogadores profissionais, de uma boa logística e de uma grande motivação psicológica aos atletas.
Não se pode deixar de lado o fator financeiro que é a força motriz desta “engenhoca” denominada clube de futebol. Nenhuma entidade futebolística chega ao sucesso sem manter seus atletas e funcionários com salários e premiações em dia.
Contar com a parceria do torcedor nas ações do clube seja como sócio contribuinte ou como sócio proprietário, também é primordial para o sucesso do clube nos campeonatos que participa.
Este livro, procura mostrar ao leitor como funcionam as atividades extra campo que levam um clube de futebol a atingir com sucesso os seus objetivos. A referência utilizada foi a estratégia e o trabalho realizado pela diretoria executiva e comissão técnica do Fortaleza Esporte Clube para conseguir o retorno à Série B do Campeonato Brasileiro em 2011.
O livro foi escrito concomitantemente com a campanha do clube na Série C do Campeonato Brasileiro realizada no segundo semestre de 2011.
Como conselheiro do clube e membro do Movimento Independente