procedimento orientativo
1 - EXECUÇÃO
Os desenhos devem ser elaborados em Cad e entregues em CD, DV e cópia em papel sulfit de boa qualidade e obedecendo padrão de layers e estilos de texto adotados conforme DIN 15 e 16.
2 - DIMENSÕES
Os desenhos devem ser padronizados, quanto ao formato, segundo normas ABNT-NB. 8 (ou DIN 3100) nos formato A0, A1, A2, A3 e A4.
3 – DEFINIÇÕES
3.1 - Desenho de Disposição ou Lay-out:
É o desenho de uma determinada área de operação sobre o qual distribui, normalmente em planta, todos os equipamentos da área: planta chave, máquinas, instalações, área de circulação, depósitos, escritórios, etc.
3.2 - Desenho de Conjunto Geral:
É o desenho que representa por inteiro uma máquina ou mecanismo, indicando a sua composição, dimensões gerais e em nota de destaque as características técnicas do objeto.
O desenho de conjunto poderá ser representado excepcionalmente em mais de uma folha.
3.3 - Desenho de Conjunto:
Semelhante ao desenho do conjunto, porém mais rico em detalhes porque representa uma parte do conjunto.
3.4 - Desenhos de Peças:
São os desenhos destinados à fabricação dos componentes de um subconjunto ou de um conjunto.
Estes desenhos devem oferecer as condições normais de fabricação e, por isto devem ter além das medidas, as tolerâncias, sinais de acabamento de superfície, indicações corretas dos materiais, simbologia de solda quando for o caso, tratamento térmico, etc., enfim, tudo o que for necessário para a fabricação da peça.
3.5 - Esquemas ou Diagramas de Tubulações:
São desenhos que devem mostrar esquematicamente todos os componentes a serem interligados por tubos para formar um sistema hidráulico ou pneumático.
Devem ser representados por símbolos gráficos, segundo normas DIN 24300, DIN-ISO 1219 ou ANSI.
Todos os componentes devem ser numerados. Na legenda ou lista de materiais devem constar indicações que