Procedimento Operacional Padrão - Higienização de EPI
LOGOMARCA DA
EMPRESA
POP 01/2011
SEGURANÇA DO TRABALHO
HIGIENIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EPI
VESTIMENTAS
Responsável: Gerente
Data Elaboração: 18/10/2011
Data Revisão:
1. INTRODUÇÃO
Devido à presença de resíduo de agentes químicos que permanecem nos EPI obrigatórios para o desempenho de atividades do setor de produção da Central Campo Limpo do Rosário, faz-se necessário a adoção de procedimentos de segurança adequados a proteção do colaborador executante da atividade de higienização e manutenção dos EPI.
2. OBJETIVOS
Estabelecer procedimentos de segurança para a atividade de lavagem e manutenção dos EPI utilizados no setor de produção;
Indicar a infra-estrutura necessária para lavagem de EPI; e
Assegurar maior vida útil dos EPI, mantendo a qualidade e características de proteção dos mesmos. 3. RESULTADOS ESPERADOS
Manutenção da integridade e saúde do colaborador (a) responsável pela higienização dos EPI, evitando a contaminação ou intoxicação por exposição aos produtos químicos presentes nas vestimentas usadas pelos colaboradores da produção.
Higienização e limpeza dos EPI, conservando as características especiais dos mesmos e, consequentemente, mantendo o nível de proteção dos colaboradores.
4. RESPONSABILIDADES
4.1. A gerência deve treinar o (a) colaborador (a) para a execução correta das atividades de lavagem e manutenção dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Somente pessoal devidamente treinado deve participar das operações descritas.
4.2. O (a) colaborador (a) devidamente treinado (a) deve executar as atividades de acordo aos procedimentos descritos.
4.3. O (a) colaborador (a) deve comunicar a gerência qualquer irregularidade que impeça a execução das atividades em conformidade às orientações determinadas por este Pop.
5. PRAZO DE EXECUÇÃO DA ATIVIDADE
Diária – vestimentas (conjunto de jaleco e calça, avental e meias) e luvas;
OBS. : O prazo de lavagem dos