Procedimento operacional padrao
1. Objetivo:
Padronizar a organização das prateleiras da farmácia, o armazenamento e a reposição das mercadorias.
2. Áreas envolvidas: Área de dispensação.
3. Responsabilidades:
É de responsabilidade do profissional farmacêutico e de todos os atendentes da farmácia.
4. Material necessário:
Computador, etiquetadora, etiquetas, mercadorias e notas fiscais.
5.Procedimentos:
A. Conferir as mercadorias utilizando as notas fiscais dos fornecedores, verificando nome, concentração, quantidade, lote e prazo de validade dos produtos.
B. Após a conferência das notas fiscais e mercadorias, fazer a divisão dos produtos em: medicamentos controlados (portaria 344/98) e antibióticos, medicamentos éticos, medicamentos genéricos, medicamentos similares, medicamentos de venda livre e correlatos e perfumaria.
C. O preço nas dos produtos da perfumaria é colocado com o auxílio da etiquetadora e o preço dos medicamentos são verificados e atualizados pelo programa DIGIFARMA e é usado o código de barra.
D. Os medicamentos controlados da portaria 344/98 e os devem ser guardados pelo responsável técnico em armário específico chaveado, respeitando a ordem alfabética por nome comercial ou genérico, separando os medicamentos de tarja preta dos de tarja vermelha.
E. Os medicamentos éticos devem ser guardados na prateleira específica, respeitando a ordem alfabética por nome comercial.
F. Os medicamentos genéricos devem ser guardados na prateleira específica, em ordem alfabética, salvo se estiver precedido pelo sal (ex: cloridrato de ambroxol, maleato de enalapril), então deve ser guardado pelo segundo nome (ambroxol, enalapril).
G. Os medicamentos similares devem ser guardados na prateleira específica, respeitando a ordem alfabética de nome comercial e por laboratório.
H. Os medicamentos de venda livre e correlatos devem ser guardados em local específico e em ordem alfabética.
I. Guardar a