Procedimento linha de vida
Esta Instrução de Serviço tem como objetivo orientar os empregados sobre os Procedimentos e Instruções para Instalação de Linha de Vida, nas atividades de Trabalhos em Altura, em Pórticos de subestações de distribuição, Torres e Postes de Linha Transmissão, de acordo com a Norma Regulamentadora, que trata sobre os Trabalhos em Altura, de acordo com a Portaria 3214/78, de 06/08/1976.
Aplicação:
Este Procedimento e Instrução de Segurança se aplica a todos os empregados da empresa envolvidos nas atividades de “Trabalhos em Altura - Montagens Eletromecânicas”.
Componentes da linha de vida.
Corda para linha de vida
Corda estática em poliamida (nylon) na cor branca, diâmetro de 12 mm e resistência a tração de 2200 kgf. São constituídas de uma capa trançada com 48 fios, que serve para proteger a corda da abrasão, e de uma alma, composta de vários feixes contínuos de fibras de nylon 6.6, de formato espiralado, que servem para absorver o impacto. Apresenta elasticidade de cerca de 3 %.
Mosquetão tripla-trava
Mosquetão em formato pêra com tripla trava de segurança, ou seja, o usuário precisa fazer 03 (três) movimentos combinados para abrir o mosquetão. Disponíveis em aço inox ou alumínio.
Carretilha dupla ação sem corda e com corda e gancho.
Carretilha para trabalho e resgate em altura “linha de vida”, com dispositivo para engatar e desengatar a corda rapidamente na roldana possui dois rolamentos que reduz o esforço físico do operador. Corpo e roldanas em polímero isolante de alta resistência, gancho em aço forjado, zincado eletroliticamente. Fabricada em alumínio liga, gancho em aço especial com tratamento anti-corrosivo
Descensor môdelo “ 8 ” sem orelhas
Características:
• Confeccionado em alumínio anodizado,