PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foram utilizados uma Proveta de 250ML, 10cm de Vinagre , Bicarbonato de sódio e 5 bolas de naftalina. Dentro da proveta foram adicionados o vinagre e as bolas de naftalina e foi observado se a naftalina iria diluir no vinagre. Após a observação foi adicionado a solução o bicarbonato de sódio e verificado se alguma reação ocorreria.
Proveta
- Vinagre
- Bicarbonato de sódio
- Naftalina
O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz bolhas de ar. As bolhas de ar se fixam nas bolinhas de naftalina, fazendo-as flutuar.
As bolinhas de naftalina se mantêm na superfície até que as bolhas estourem. Nesse instante elas se deslocam para o fundo até que novas bolhas sejam formadas. A formação de novas bolhas eleva novamente a naftalina.
Porque sua molécula contém hidrogênio e oxigênio, dois elementos que possuem grande diferença de eletro negatividade (capacidade de doar ou receber elétrons). Por isso a água é considerada uma molécula polar (como pilha - lado positivo e negativo). E quase todos os compostos inorgânicos são também polares.
Quando se coloca bicarbonato no vinagre, ocorre a seguinte reação:
2 HOOC-CH3 + Na2CO3 --> 2 NaOOC-CH3 + H2O + CO2 o CO2 que se desprende, acaba se prendendo sobre a naftalina, isso faz com que a naftalina flutue pois a densidade é menor que a da água.
: devido ao fato de que o vinagre ser uma substância polar, e a naftalina apolar elas não se misturam, já o bicarbonato de sódio se mistura porque é polar. Conclui-se através desta prática que substâncias polares se dissolvem apenas em polares, e apolares apenas em apolares.
Tendo em vista que o vinagre é uma