Procedimento experimental
1° Passo: Utilização da Balança:
O primeiro passo tomado em nossas experiências foi à utilização da balança que tem sua incerteza instrumental na unidade da escala de leitura de 0,01 gramas, que foi utilizada para encontrarmos a massa do corpo do pêndulo, do fio inextensível do pêndulo e do tronco de cone.
2° Passo: Utilização da Trena: Com a trena que tem sua incerteza instrumental na unidade da escala de leitura de 0,05 mm, medimos o comprimento do fio inextensível do pêndulo e a altura do tronco de cone. Pegamos a trena colocamos sobre o fio inextensível e tivemos um resultado exato sem nem um décimos.
3°Passo: Utilização do transferidor:
Com o transferidor que tem sua incerteza instrumental na unidade da escala de leitura de 0,5° medimos a abertura angular do balanço do pêndulo. Pegamos o pêndulo o levantamos numa abertura de 10° e soltamos, antes de ele voltar marcamos a abertura angular.
4°Passo: Utilização da Proveta graduada:
Com a Proveta graduada que tem sua incerteza instrumental na unidade da escala de leitura de 0,5 ml utilizamos para verificamos o volume de um liquido. Abrimos a torneira pegamos a proveta graduada e a colocamos e tiramos em menos de 1seg onde tivemos o volume de um liquido.
5°Passo: Utilização do termômetro:
Com o termômetro que tem sua incerteza instrumental na unidade da escala de leitura de 0,5°, utilizamos o termômetro para medir a temperatura ambiente do laboratório onde tivemos uma temperatura