PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE
Estabelecer as rotinas para realização de Auditoria Interna a ser realizada no sistema de gestão da qualidade.
2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
2.1 Planejamento de Auditoria
A auditoria interna é realizada em dois ciclos por ano, onde o responsável por este procedimento planeja a realização de auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade da Dias de Sousa Construções. Para tanto, observa: a relevância dos processos, resultados de auditorias anteriores, a qualificação e a independência dos auditores. Este planejamento é realizado utilizando-se o Plano Anual de Auditorias, que é informado para todos os setores, e Programa de Auditoria Interna ISO 9001:2008 e PBQP-H, sendo que a cada ciclo todo o sistema de gestão da qualidade é auditado.
A empresa poderá decidir realizar auditoria interna extra, conforme sinta a necessidade.
2.2 Execução da Auditoria
As auditorias planejadas são comunicadas pelo responsável por este procedimento a toda a empresa, de modo que o agendamento de todo o ciclo esteja de comum acordo com todos os envolvidos.
Cada um dos auditores apontados no Programa de Auditoria Interna preenche a Lista de Verificação utilizando o uma Lista de Verificação. Este documento servirá como um guia a todo o processo, devendo nele ser registrado: o setor auditado, auditores envolvidos, período da auditoria, itens a serem verificados e os resultados obtidos nessa verificação.
Quando a empresa optar por contratação de auditor externo para realização de auditoria interna, deve ser considerada a sua qualificação de Auditor Interno da Qualidade, mantendo registros de comprovação.
Caso durante o processo sejam detectadas não-conformidades, estas serão tratadas de acordo com Agindo para Prevenir e Corrigir Problemas.
2.3 Relatório da Auditoria
Uma vez concluída, a auditoria tem seus resultados registrados por cada um dos auditores envolvidos no Síntese de Auditoria. Neste estão descritos os resultados observados, eventuais