Proboscideos
PROBOSCIDEOS
São Leopoldo
2012
Proboscideos (do grego proboskis - tromba) é uma ordem de mamíferos placentários, do clado Afrotheria, que contém apenas uma família vivente, a Elephantidae, à qual pertence os elefantes, com apenas três espécies atuais, os elefantes africanos, o elefante-asiático e o elefante da selva.
Caracteriza-se pela presença de um nariz desenvolvido em forma de tromba. São animais herbívoros de grandes dimensões, embora em algumas zonas isoladas, como na Ilha de Malta, desenvolveram-se espécies anãs. A ordem foi mais diversificada durante oCenozóico e contou com cerca de 170 espécies ao longo do registo fóssil, incluindo animais agora extintos como o mamute e omastodonte
Veremos agora alguns exemplos de proboscídeos extintos:
Elefante Antigo
O Elefante Antigo era um Mamífero Pré-Histórico do Grupo dos Proboscídeos. Viveu no Período Quaternário, na Época do Pleistoceno, na Europa. O Elefante Antigo era parente do Atual Elefante Indiano, porém maior. Alimentava-se de vegetais. Usava seu tamanho e força para se defender de predadores, como Felinos e Ursos. Foi extinto no Final da Era do Gelo.
Nome Científico: Elephas antiquus
Mastodonte Americano
O Mastodonte Americano era um Mamífero Pré-Histórico do Grupo dos Proboscídeos. Viveu no Período Quaternário, na Época do Pleistoceno na América do Norte. Era Muito Parecido com um Mamute, mas era menor, tinha presas restas e a cabeça era menos larga.Assim como o Mamute, o Mastodonte Americano fez parte da Mega Fauna Americana. Ele era predado por Tigres dente de Sabre. Foi extinto no final da Era do Gelo.
Nome Científico: Mammut americanum
Mamute Imperial
O Mamute Imperial era um Mamífero Pré-histórico do Grupo dos Proboscídeos. Viveu no Período Quaternário, na época do Pleistoceno na América do Norte e Ásia. Foi o maior Proboscídeo Descoberto até hoje. Chegava a 5 metros de comprimento e passava das 10 Toneladas. Tinha presas enormes, mas suas orelhas eram