Problemas urbanos e condições de vida urbana
Introdução
Este trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Geografia A, tem como tema os problemas e condições de vida urbanos. Dentro deste tema, serão abordados os seguintes tópicos: a saturação das infraestruturas, a habitação e a habitabilidade, o envelhecimento e a solidão, o desemprego e a pobreza e, por fim, a pressão ambiental. O principal objetivo do trabalho é, não só, expandir os meus conhecimentos em relação a este tema, mas também equacionar os problemas urbanos, agravados pela crescente suburbanização. Para a realização deste trabalho serão utilizadas diversas fontes, como livros, documentários, gráficos, notícias e informação presente na internet.
Áreas Urbanas
Definição
Para poder abordar os problemas existentes nas áreas urbanas, é necessário primeiro compreender o que é uma área urbana.
O conceito de área urbana não é geral, uma vez que varia de país para país. No entanto, em Portugal pode ser considerada área urbana, além das cidades, qualquer área que apresentar uma população superior a 5000 habitantes ou densidade populacional superior a 500 habitantes/km2. Geralmente as áreas urbanas são áreas caraterizadas pela edificação contínua e pela existência de equipamentos sociais destinados às funções urbanas básicas, como habitação, trabalho, lazer e circulação, e onde predomina a atividade secundária e terciária.
Fenómeno da urbanização
A urbanização pode ser relacionada com concentração da população e das atividades nas áreas urbanas, conduzindo ao crescimento económico, à competitividade e ao emprego.
O fenómeno da urbanização teve início durante o século XVIII, nos países envolvidos na Revolução Industrial. As atividades industriais expandiram-se, o que fez com que cada vez mais pessoas se dirigissem para as cidades.
O objetivo do urbanismo é satisfazer as necessidades presentes e futuras da população urbana, sejam elas