Trabalho Sociologia das Organizações
Ao longo do filme podemos perceber a presença de várias características administrativas, entre elas o planejamento estratégico, o espírito de liderança, a inovação, a motivação e foco nos resultados.
No filme, Billy Beane depara-se com uma situação em que se encontra insatisfeito com a maneira como a “junta administrativa” de seu time utilizava sempre os mesmos critérios para a compra, venda e/ou troca de jogadores. Billy encontra-se extremamente incomodado com o modo em que a equipe quer fazer a reunião afirmando que precisam trocar, vender, comprar porque eles precisam suprir um “problema” no time, mas na verdade eles não sabem ao certo qual é esse problema que precisa ser resolvido. É a partir daí que Billy começa alguma mudança dentro de si, em seus pensamentos. A primeira lição que Billy aprende é não tomar decisões antes de termos a pergunta correta.
Podemos perceber também uma característica bastante visada que é a da inovação. Billy confiou em seus instintos aceitando a ajuda de um jovem que não tinha experiência no ramo do futebol, mas que com a ajuda dele com os dados, estatísticas, etc., o time seria capaz de crescer. Ele mostrou não ter medo em arriscar e ousar adotando novas estratégias visando alcançar um objetivo mesmo quando o resto da junta administrativa o cercava de críticas e questionamentos, duvidando que algo daria certo a partir do momento que ele começou a dispensar pessoas que se julgavam profissionais dentro daquele ramo de futebol. A nova estratégia que Billy utilizou gerou muitas polêmicas dentro do corpo interno da instituição em que ele estava desenvolvendo seu trabalho.
Billy inovou quando, diferente dos outros administradores de outros times que buscavam jogadores por nome, por valor/status,utilizou o pouco recurso que foi cedido a ele demitindo os “astros” que o seu time possuía e montou um novo time com jogadores que estavam desacreditados, com baixo valor no mercado. Ele