entre os muros da escola
O filme conta a história de um jovem professor François Marin e de alunos adolescentes de culturas diferentes.
As cenas do filme relatam a realidade de uma escola de periferia, e mostra a dificuldade de aprendizagem dos alunos. François Marin da aula de francês e é supervisor da escola. Os alunos não aceitam seu método de ensino e ficam desinteressados, e debatem o tempo todo com o professor.
Os alunos trazem muito de sua cultura para a sala de aula, mais o professor não aceita e isso gera muitos conflitos e acabam ainda mais desmotivados os alunos. François segue um método de ensino muito rígido e os alunos se sentem alienados, pois não podem dar sua opinião e os conflitos só aumenta, em certo momento ele perde completamente a calma e chamam as alunas Esmeralda e Souleymane de vagabundas por causa de seus comportamentos, isso só fazem os alunos perderem mais o confiança no professor.
O filme nos faz refletir que a descriminação na sociedade ainda é muito grande, e se é esse tipo de educação que queremos, podemos mudar como mostra no final o filme. O professor se interagindo com os alunos jogando bola, assim os alunos se sentem mais perto do professor e conseguem ganhar mais sua confiança e assim respeitar um ao outro.
Muitas escolas preferem abandonar seus alunos, mais é papel da escola orientar e dar condições para todos terem o direito de aprender, e se tornarem pessoas que no futuro contribuíram com a sociedade de um modo que a educação será mais valorizada e respeitada por todos.