Problemas no sociedade brasileira
Trabalho bimestral realizado para a disciplina Ciências Sociais, com o objetivo de discutir e debater fatos que ocorreram recentemente e tomaram grandes proporções a nível nacional e internacional. Manifestações, que inicialmente ocorre pelo movimento “Passe Livre”, conforme (http://tarifazero.org/mpl/) O grupo escolheu esse tema, pois esse movimento gerou uma ação social conforme teoria de Max Weber: “O homem não teria alcançado o possível se repetidas vezes não tivesse tentado o impossível”.
A partir desta reportagem o grupo pode refletir sobre essa ação social politica, onde milhares de pessoas foram às ruas protestar por seus direitos.
O reajuste de tarifas de ônibus, trens urbanos e metro na maior parte dos estados do pais, começaram a desencadear uma serie de passeatas motivadas e iniciadas pelo movimento “Passe Livre”, com o objetivo de defender a adoça de tarifa zero para o transporte coletivo para estudantes. Este aumento ocorre anualmente devido a inflação no pais.
O movimento era organizado em prol deste objetivo desde o inicio das passeatas, com o chamado do povo para as ruas, as mesmas viraram protestos e manifestações criticas, pela situação em que se encontrava o pais.
Investimentos bilionários com a copa do mundo, e a falta de investimento na área da educação e saúde, e posteriormente revoltas contra PEC 37.
O governo não se manifestou diante dessa situação, pois achavam que era apenas uma revolta popular isolada e não tomaria grandes proporções. Ao contrario da expectativa do governo, o apoio popular aumentou de forma não homogênea com cenas de vandalismo durante e ao final delas, o que gerou forte pressão sobre alguma atitude do governo que acabou mandando policiais as ruas para abafar as consequências dessas depredações.
Com conflitos fortes e evidenciados pela mídia o movimento ganhou tamanho e força e aparentemente já não era mais possível conter a apelação das