Problemas Logisticos
“A missão da Logística é dispor a mercadoria ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.” Ronald Ballou
Muitas empresas gastam grandes somas de dinheiro em marketing e no desenvolvimento de seus sites, mas muitas vezes ignoram aspectos importantes de atendimento ao cliente e de solução dos problemas logísticos.
A integração entre todos os setores da empresa com a Logística, é de extrema importância para que não ocorram falhas nos processos de expedição dos produtos. Como o exemplo da Eve.com, um e-varejista norte-americano que vende produtos de beleza na internet, tentou vender perfume, mas logo descobriu que esse tipo de produto era considerado “material perigoso” pelas autoridades. Seria necessário uma licença para envia-lo pelo operador Logístico. Se o setor logístico estivesse envolvido nos planos comerciais da administração, poderia ter tomado antecipadamente as providências cabíveis de licenciamento.
Não é difícil vermos consumidores relatando problemas na compra de produtos pela internet onde, segundo as empresas, há disponibilidade do produto, porém depois de realizada a compra demorasse muito além do prazo pra efetuar a entrega, ou a empresa contacta o cliente para informar que o produto no momento está em falta e seria enviado tão logo a empresa recebesse nova remessa.
Para solucionar esse tipo de problema, em primeiro lugar, o sistema de informação sobre níveis de estoque de todos os setores da firma deve ser único e deve ser atualizado real time, isto é, instantaneamente quando é feita uma operação qualquer. Por exemplo, quando o comprador clica com o mouse adquirindo uma determinado produto, o sistema computacional deve alocar imediatamente o item para aquele pedido em todas as bases de dados da empresa. Por aí se percebe quão importante é dispor de um sistema atualizado e eficaz de tecnologia de informação.
Mas pode também