Estratégia logística e planejamento
Decidir as diretrizes estratégicas para a empresa, a fim de atender seus objetivos financeiros, de crescimento, de participação no mercado e outros, é a primeira e a mais importante consideração para a gestão.
Em relação à logística, as decisões incluem, entre outras, localização de armazéns, estabelecimento de política de estoque, projeto de sistema de entrada de pedido e seleção de modais de transporte.
A estratégia corporativa
A criação de estratégia corporativa começa com uma expressão clara dos objetivos da empresa.
A estratégia corporativa é obtida quando as funções de manufatura, marketing, finanças e logística formulam planos para atingi-la.
A estratégia logística
A seleção de uma boa estratégia logística exige muitos dos mesmos processos criativos que o desenvolvimento de uma boa estratégia corporativa.
Tem sido sugerido que uma estratégia logística tem três objetivos:
Redução de custos é a estratégia dirigida para minimizar os custos variáveis associados à movimentação e à estocagem.
Redução do capital é a estratégia direcionada para minimização do nível de investimento no sistema logístico.
Melhorias no serviço são estratégias que normalmente reconhecem que as receitas dependem do nível do serviço logístico fornecido.
Uma estratégia logística pró-ativa freqüentemente começa com objetivos de negócio e com requisitos de serviço aos clientes. Vem sendo chamados de estratégias de “ataque” para enfrentar a concorrência.
Cada elo no sistema logístico é planejado e balanceado com todos os outros em um processo integrado de planejamento logístico. O projeto do sistema de gestão e controle completa o ciclo de planejamento.
O Planejamento Logístico
Níveis de planejamento
São três os níveis de planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.
A maior diferença entre eles é o horizonte de tempo para o planejamento. O planejamento estratégico é considerado como sendo de longo alcance, no qual o