problemas globais
Introdução 3
Sistemas de Projecto 4
O DFMA 4
Sistemas de Desenho 5
Diferentes tipos de sistemas CAD: 5
Sistemas de Fabrico Assistido por Computador 6
O ciclo de Vida do Produto 6
Máquinas de Comando Numérico 7
Preparação de Modelos para CAM 8
Conclusão 9
Introdução
Ao longo deste trabalho vou falar cobre CAD-CAM dizer quais as suas funções e a sua importância nos dias de hoje na produção de peças e no seu fabrico em serie.
Sistemas de Projecto
Sistemas de Projecto são processos de desenvolvimento de produtos. Os processos de desenvolvimento de produtos são considerados processos essências para a capacidade competitiva das empresas, tendo em vista a necessidade da frequente renovação das linhas de produtos, a redução dos custos e prazos de produção, o desenvolvimento de produtos mais ajustados às necessidades do mercado e estratégias de desenvolvimento em conjunto com os clientes.
Existem vários sistemas de projecto, entre eles o DFMA de que irei falar a seguir.
O DFMA
DFMA significa “Design for Manufacture and Assembly”, o DFMA é um sistema de projecto que visa a facilidade da elaboração das partes, e a facilidade na montagem das peças. Ao facilitar a construção das peças, vamos automaticamente reduzir o preço e a reduzir o tempo de construção.
Sendo assim qualquer projecto baseado nas regras do DFMA possuirá vantagens como por exemplo:
A redução dos preços da produção
E aumento da produtividade.
Sistemas de Desenho
Um desenho deve fornecer toda a informação necessária à produção da peça, contendo a forma e o seu tamanho. Deve estar correctamente cotado, indicando as tolerâncias onde seja necessário e conter todas as especificações necessárias à produção da peça.
Nos últimos anos o desenho para projectos tornou-se cada vez mais simplificado, pois houve um grande desenvolvimento dos sistemas CAD. Actualmente no mercado existem variados sistemas de desenho assistido por computador, um dos mais conhecidos é o