problemas fronteiriços
Os problemas fronteiriços existem entre os países desde que as primeiras nações foram criadas. As fronteiras representam o lugar onde a soberania de uma nação termina e a de outra começa. As fronteiras têm mudado de lugar com o passar do tempo, a medida em que os grupos as têm defendido, ganhando e perdendo território. Esses conflitos caracterizaram as interações dos povos durante milênios no mundo.
Disputas geográficas
As disputas geográficas ocorrem quando a localização de uma fronteira é questionada. Os assuntos fronteiriços dessa natureza tendem a surgir quando as formações geográficas demarcam as fronteiras. Entretanto, com o passar do tempo, elas se movem devido aos movimentos da terra. Como a capacidade de realizar medições aumentou, pode haver, também, disputas geográficas causadas por mapas inexatos e dados ultrapassados. Isso normalmente ocorre quando uma nação busca redefinir uma fronteira para conseguir para si aquilo que considera de direito. No entanto, a outra nação pode não querer abdicar do território que fora seu durante centenas ou milhares de anos.
Disputas territoriais
As disputas territoriais acontecem quando um país reivindica uma área que pertence a outro país. Essas disputas geralmente são causadas por questões históricas ou culturais ligadas ao território em questão. Alguns grupos étnicos consideram como sua terra natal as áreas historicamente ocupadas por eles durante séculos, e sérios problemas são criados ao serem divididas por uma linha artificial no mapa. Exemplos desse cenário incluem: Caxemira, Macedônia e Palestina, que foi renomeada de Israel.
Disputas por recursos
A diminuição da oferta de recursos naturais e o aumento constante da população sempre levaram os países a reivindicarem territórios devido aos recursos ali presentes. Essas disputas podem ser o resultado de uma necessidade em prover itens essenciais de sobrevivência ao seu povo, como alimentos e água, ou podem ser