Trabalho
Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área que foi estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o desenvolvimento populacional do brasil no século XVI foi a ocupação que se limitava ao litoral, a principal atividade econômica foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, o que era muito apreciada na Europa, por esse motivo a produção era destinada a exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escravo. O crescimento da exportação urbanizou o litoral com os primeiros centros urbanos, as cidades portuárias, ja no século XVII e XVIII foi marcado pela produção pastoril que adentrou o oeste do brasil, e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero,(de acordo com o dicionário a palavra aurífero significa que produz ouro) no qual fez surgir várias cidades,entre o século XVlll e o inicio do século XIX diversos tratados foram assinados para demilitar o território brasileiro e por ultimo no século XIX a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No final , cada período de séculos foram muito importantes para o surgimento de várias cidades dentro do Brasil.
Os ciclos arquipélagos econômicos refletia o papel do Brasil como produtor de mercadorias para o mercado mundial e como as atividades produtivas nesse longo período foram